As vantagens da virtualização de servidores

Veeam Backup & Replication
24/10/2017
As diferenças entre Office online X Office 365
03/11/2017

As vantagens da virtualização de servidores

pisontec-foto-linkedin-vantagens-virtualizar

Adotar a virtualização de servidores não é apenas para quem deseja descobrir novos sistemas operacionais ou só para grandes empresas. As vantagens comerciais e estratégicas servem para qualquer empresa que deseje utilizar essa tecnologia e por isso vamos listar as 5 principais:

  1. Maior economia:

Aderir à virtualização fará com que seus custos com instalação, consumo de eletricidade, refrigeração, manutenção, aquisição de equipamentos e espaço físico diminuam ou sejam descartados.

  1. Versatilidade no uso de sistemas operacionais:

Muitas vezes os recursos oferecidos por um sistema mais antigo encaixam melhor no cotidiano de uma empresa, porém as atualizações e inovações estão sempre acontecendo e precisando ser executadas. Num servidor virtualizado, o usuário pode utilizar o sistema operacional que desejar a qualquer hora.

  1. Além disso…

O usuário pode usar não apenas uma versão mais antiga de um sistema, mas sim outro tipo de sistema. Linux, MAC ou Windows poderão ser usadas de acordo com a necessidade.

  1. Recuperação rápida de desastres:

Um servidor virtualizado tem um padrão de proteção contra falhas físicas de servidores que protege as máquinas virtuais. Logo, ao detectar uma falha, ele é ligado automaticamente a outro servidor, onde em poucos minutos o sistema é recuperado e volta a operar normalmente.

  1. Sustentabilidade:

Virtualização de servidores é uma tecnologia verde e com a forte tendência mundial dos clientes de buscar por empresas que tenham um perfil consciente, essa é uma vantagem bastante estratégica.

Após saber tudo isso, é fácil entender porque virtualização tem se tornado uma tendência entre as empresas.