Virtualização de máquinas

Kaspersky
11/08/2017
Licenciamento Adobe
04/09/2017

Virtualização de máquinas

pisonte-17-07

Máquina Virtual, do inglês Virtual Machine ou VM, é um software de ambiente computacional que permitem a um usuário rodar outros sistemas operacionais dentro de uma única máquina física, acessando softwares diferentes. A execução acontece como se fosse um computador real, processo chamado de Virtualização.

Apesar de estar se popularizando agora, as Máquinas Virtuais surgiram no ano de 1964, e atualmente é muito mais fácil a criação de uma, pois se utiliza o processo de instalação de programas no computador real. Após isso, basta apenas criar um disco rígido virtual e executar o sistema operacional que quiser dentro dele. Entre os programas que simulam as máquinas estão os emuladores de jogos de vídeo games antigos e de microcomputadores, como o VMWare e o Bochs.

Dentre as vantagens de uso de Máquinas Virtuais, está o uso para testes e desenvolvimento de Softwares, habilidade extremamente útil para empresas. Além disso, tem a possibilidade de compartilhar o hardware físico em outras máquinas, sendo movido ou copiado para outro sem precisar de drivers e também a de execução de diversas MVs ao mesmo tempo. Para ambientes empresariais, a virtualização facilita a rotina de backups, recuperação de desastres e ainda diminui o risco de vírus, pois caso a máquina virtual seja infectada, o vírus não se espalhará para a real. A Pisontec oferece treinamentos em virtualização de servidores, como é o caso do Oracle VM, garantindo certificados das empresas de referência na área de tecnologia e software.